Programa Idioma sem Fronteiras: 1,5 mil vagas em curso gratuito de Francês

Que tal fazer um curso de Francês gratuito e online? Se você gostou da ideia, preste atenção. O programa Idioma Sem Fronteiras, do Governo Federal, está com 1,5 mil vagas abertas para o curso online de francês. O edital foi aberto pelo Ministério da Educação (MEC), e publicado no Diário Oficial da União.

1,5 mil vagas em curso gratuito de Francês

Com apoio da embaixada francesa em parceria com a Aliança Francesa, serão ao todo 1,5 mil vagas no curso gratuito de Francês para alunos de graduação, mestrado ou douturado (de universidades federais, estaduais ou institutos federais crecendiados no Idioma Sem Fronteiras) que tenham concluído até 90% do total de créditos.

curso gratuito de frances

 

A inscrições para o “Français Sans Frontières” poderão ser feitas até as 12h do dia 8 de dezembro, através do site do programa, com prioridade para os alunos de graduação elegíveis no Ciência Sem Fronteiras, alunos que tenham feito o ENEM e partir de 2010 (e com nota maior ou igual a 600), alunos bolsistas e ex-bolsistas do programa Jovens Talentos para a Ciência, de qualquer curso de graduação. O rendimento acadêmico também precisa ser alto.

Então se você se encaixa nas exigências do programa, não perca tempo e faça sua inscrição agora mesmo no link abaixo.

Além do francês, serão contemplados também os seguintes idiomas: alemão, inglês, espanhol, japonês, italiano e mandarim.

As instituições ganharão um núcleo de línguas para gerir a concessão das bolsas e ministrar cursos presenciais. Apesar de qualquer aluno poder participar das aulas presenciais e on-lines, apenas os estudantes de licenciatura em Letras da determinada língua terão direito a bolsas de estudo no exterior.

Confira o edital e a relação de quantidade de vagas por instituição aqui.

Sobre o curso gratuito de Francês

Elaborado pela equipe pedagógica da Aliança Francesa, o Français sans Frontières é um curso de autoestudo desenvolvido para trabalhar de maneira fácil e à distância a compreensão oral e escrita assim como ovocabulário e a gramática da língua francesa. Ele é composto por dois níveis, A1 e A2, divididos em 24 módulos no total. Ao final do nível A2 o aluno poderá participar de cursos presenciais oferecidos nos NucLis das universidades federais credenciadas ao Programa IsF.

Podem participar do curso Français sans Frontières todo aluno de graduação e pós-graduação que pretenda adquirir conhecimentos básicos de Língua Francesa, com a finalidade de se desenvolver academicamente. Para tanto ele deve ser matriculado em uma instituição credenciada no Programa IsF-Francês. Caso a procura seja maior que a oferta de vagas, critérios de seleção serão utilizados para ranqueamento dos candidatos. Os critérios utilizados podem ser desde a porcentagem de integralização dos créditos, pontuação mínima de 600 pontos no ENEM, entre outros.

Ao se inscrever, o candidato se autodeclara iniciante, sem conhecimento de língua francesa. O acesso ao curso nível A2 só será possível aos candidatos que tiverem finalizado com sucesso o curso nível A1. O aluno que não concluir o curso Français sans Frontières no prazo de quatro (4) meses, a contar pela data de seu primeiro acesso à plataforma, não poderá participar das demais atividades do programa.

Rate this post

Deixe uma resposta