Está em busca de cursos online gratuitos na área de educação? Então chega de procurar, você está no lugar certo. Leia o artigo, escolha o curso online gratuito desejado e comece agora mesmo a estudar.

Nesse artigo separei 4 cursos online gratuitos na área de educação, oferecidos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). As aulas abordam diversas áreas do conhecimento e para acessar, é necessário fazer o cadastro na página do portal Unesp Aberta.

O que é a Unesp Aberta

A Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem online e gratuito que oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento para pessoas com acesso a Internet no Brasil e no mundo.

É uma iniciativa da Reitoria da Unesp (no âmbito das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Extensão), juntamente com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp), que passa a disponibilizar gratuitamente os recursos pedagógicos digitais desenvolvidos para os cursos da Universidade. São cursos livres, sem assessoria pedagógica (tutoria), avaliação e certificação.

4 cursos online gratuitos na área de educação na Unesp Aberta

Confira abaixo os 4 cursos online gratuitos na área de educação e aprofunde os seus conhecimentos na área.

cursos online gratuitos na área de educação

1 – Conteúdos e Didática de Língua Portuguesa e Literatura

O curso apresenta noções sobre os recursos linguísticos, abrangendo uma visão sobre a língua portuguesa falada e escrita. Também são apresentados os tipos de gêneros textuais, suas características e objetivos específicos. Além disso, a disciplina também explica ao professor como trabalhar com literatura infantil durante as aulas.

Esta disciplina compreende:

a) uma introdução aos estudos lingüísticos;
b) a revisão sistemática do uso da Língua Portuguesa falada e escrita, abordando aspectos relevantes ligados à compreensão e à expressão oral e escrita;
c) o estudo dos variados gêneros textuais, em função de suas características e objetivos específicos;
d) um panorama da literatura brasileira e, mais especificamente, da literatura para crianças, no país, com destaque para as possibilidades e riscos do trabalho com essa produção em sala de aula.

2 – Educação Infantil: Abordagens Curriculares

A disciplina visa estimular o educador a discorrer sobre temas relacionados à Educação Infantil, analisando modelos e referenciais curriculares. Por meio do curso, o professor também pode refletir sobre o desenvolvimento da identidade e autonomia das crianças no ambiente escolar.

Ementa:

Por meio desta disciplina, pretende-se que o aluno discuta questões relacionadas ao currículo da Educação Infantil.

Além de analisar modelos e referenciais curriculares elaborados em diferentes contextos, o aluno poderá discutir o trabalho a ser realizado nas instituições de Educação Infantil no que se refere ao desenvolvimento da Identidade e Autonomia das crianças pequenas e às interações delas com seu Meio Natural e Social.

Espera-se também oferecer condições para discussões das possibilidades de organização do tempo e do espaço nas creches e pré-escolas, e sobre o significado da avaliação no trabalho com crianças de zero a seis anos

3 – Conteúdos e Didática de Artes

O curso aborda a aplicação das Artes no ambiente educacional, mais especificamente na educação infantil e no ensino fundamental, apresentando técnicas e métodos de abordagem. Além disso, o programa também inclui um estudo sobre as manifestações artísticas na cultura ocidental.

Ementa:

Estudo das Artes no âmbito da cultura ocidental abrangendo manifestações eruditas, populares e de tradição oral. Trata dos conceitos de arte e da noção de linguagem artística.

A linha mestra da disciplina é a noção de arte como produto social que envolve, ao mesmo tempo, criação e possibilidade de transformação tanto do ponto de vista individual como coletivo, e que produz significados e valores, modos de perceber e sentir.

Trata-se da aplicação dessas noções no âmbito da escola (ensino infantil e fundamental) nas práticas artísticas; apresenta técnicas e métodos de abordagem.

4 – Conteúdos e Didática de Alfabetização

Nesse curso, é feita uma análise da alfabetização nas escolas, baseada em conhecimento de crianças, jovens e adultos. A programação também abrange temas como leitura e escrita.

Ementa:

Propor e analisar práticas escolares de alfabetização, pautadas na construção do conhecimento pelas crianças, jovens e adultos, valorizando suas hipóteses sobre a escrita e a leitura.

→ Acesse os cursos aqui

Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Leia também

Participe da conversa

1 Comentário

  1. Os cursos são ótimos e a abordagem tbm , seria de grande importância que entregasse certificado.

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.