740 vagas abertas para 15 cursos técnicos gratuitos

As mais de 700 vagas gratuitas disponibilizadas são para formação em 15 cursos técnicos pelos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs).

CEETs

Os CEETs são os Centros Estaduais de Educação Técnica que estão espalhados por todo o Brasil. O CEETs possui o objetivo de ajudar as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho atual. Assim, os CEETs oferecem vagas periodicamente para alguns cursos de formação técnica.

“Os cursos técnicos dos Ceets estão conectados com o mercado profissional, por isso, aceleram a entrada do aluno no mundo do trabalho. Sem dúvida, é uma grande oportunidade de qualificação gratuita”.

Vagas para 15 cursos técnicos

São, aproximadamente, 740 vagas que estão sendo distribuídas para 15 cursos técnicos. Os cursos técnicos que estão sendo ofertados são: Em Vila Velha, na grande Vitória, Administração, Eventos, Estética, Rádio e Televisão, Gastronomia, Informática, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais e Rede de Computadores. Já em João Neiva, os estudantes podem se inscrever para os cursos de Administração, Automação industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho.

Como se inscrever

Os candidatos devem ter cursado o Ensino Médio ou devem estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio em 2019. As aulas se iniciarão no primeiro semestre de 2020.

O cadastro deve ser feito na página do acesso cidadão, do Governo do Estado do Espírito Santo. Entre no site, insira o e-mail e o CPF e siga para a página de inscrição.

A formação técnica ofertada pelos CEETs é uma das principais linhas de intervenção da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) do Espírito Santo para a criação de oportunidades de atuação profissional e para o fomento do empreendedorismo e da geração de renda para as famílias capixabas.

Seleção das vagas

O candidato não pode optar por mais de uma opção de escola, turno ou curso. O resultado é feito com base nas notas finais de Língua Portuguesa e Matemática do último ano em que o candidato cursou o Ensino Médio (terceiro ano). Aos candidatos que ainda estão no processo de cursando o terceiro ano em 2019, as notas são obtidas do último ano cursado por completo (segundo ano de 2017).

As regras de seleção são aplicadas independentemente da modalidade de Ensino Médio cursada. Os candidatos concluintes pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terão suas notas aplicadas a uma regra de equivalência para concorrer às vagas, observando os casos específicos de candidatos:

· Que cursaram o Ensino Médio regular;

· Que cursaram a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio;

· Que cursaram o Segundo Grau Profissionalizante;

· Que cursaram a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);

· Que concluíram o Ensino Médio no CEEJA;

Para concorrer às vagas do curso técnico em Estética, do CEET Vasco Coutinho, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, a contar no primeiro dia letivo, ou seja, 03 de fevereiro de 2020, além de cumprir os requisitos gerais do edital.

Confira outros cursos gratuitos com certificado:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.