Governo do ES anuncia mais de 1.000 bolsas de estudos . O governo do Espírito Santo anunciou segunda-feira que vai fornecer 1,3 mil bolsas de estudos de graduação em 35 instituições de ensino parceiras.

Também serão ofertadas 1,3 mil vagas em cursos técnicos em 15 áreas de conhecimento.

Programa Nossa Bolsa

O Programa Nossa Bolsa, criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Lei nº 9.263/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 4181-R/17, tem como objetivo promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional por intermédio do conhecimento.

Concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do estado do Espírito Santo sem condições de custear o estudo.

O Programa Nossa Bolsa foi ampliado para beneficiar alunos da rede pública, além da graduação, com bolsas de iniciação científica e bolsas de mestrado.

Candidato que pode participar do Programa Nossa Bolsa:

• Realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano do edital.
• Reside no Espírito Santo.
• Concluiu o ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral, no Espírito Santo.
• Concluiu curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) no Espírito Santo.
• Concluiu o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES).
• Não tenham concluído curso de graduação.

Modalidade de bolsa:

• Graduação presencial e a distância com bolsas integrais (100%) e parciais (50%), modalidade escolhida pelo candidato no ato de inscrição e limitada de acordo com renda familiar per capita.
• Iniciação Científica, Tecnológica e Extensão por um período de até 12 (doze) meses para os participantes do Programa em instituições com programas de pesquisa cadastrados.
• Mestrado por um período de até 24 (vinte e quatro) meses para concluintes do Programa Nossa Bolsa.

O que é uma Bolsa de Estudo?

Bolsa de estudo é um auxílio financeiro voltado para estudantes, sejam eles do ensino básico, da graduação ou da pós-graduação. O objetivo é ajudar no custeio de mensalidades e nas despesas acadêmicas, o que inclui transporte, alojamento e material escolar.

As bolsas podem ser obtidas tanto em instituições públicas quanto privadas, mas elas não são liberadas para todos os alunos. Existem pré-requisitos próprios que você precisa atender para conseguir o benefício. E isso varia de acordo com o tipo de auxílio desejado.

Governo do ES anuncia mais de 1.000 bolsas de estudos

Em relação às bolsas de ensino superior, do programa Nossa Bolsa, o edital está previsto para janeiro de 2022.

Poderá se inscrever quem fez o Enem 2019 ou 2020, mora em domicílio com renda per capita de até um salário mínimo e cursou o ensino médio em escola pública, ou como bolsista em escola particular.

O governo também anunciou que vai disponibilizar 100 bolsas de doutorado e 190 de mestrado. Os valores das bolsas serão de R$ 1,8 mil mensais para os mestrandos e R$ 2,7 mil para os doutorandos.

O financiamento será feito através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). De acordo com o governo do Estado, nesta edição houve uma ampliação de 30% no número de bolsas para cursos de graduação, 59% nas de mestrado e 33% nas de doutorado.

Receber novos cursos gratuitos por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail, gratuitamente.

Junte-se a 289 outros assinantes

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.