Como aprender inglês sozinho [ passo a passo ]. Já não existem mais dúvidas de que aprender inglês é extremamente importante para o currículo profissional nos dias atuais.

Acontece que, infelizmente, nem todo mundo pode pagar por um curso de inglês. Se você quer aprender esse idioma e não tem como pagar por um curso no momento, continue lendo esse artigo, pois iremos te ensinar um passo-a-passo de como aprender inglês sozinho.

Esse passo a passo, porém, não vai substituir totalmente um curso. Exatamente por isso, vamos indicar também alguns cursos e aplicativos que você pode utilizar para aprimorar seus estudos e desenvolver-se ainda mais rápido.

Como aprender inglês sozinho?

O ponto fundamental para começar a estudar inglês sozinho é conseguir determinar qual o seu objetivo ao estudar. Por isso, começar a exercitar o que é de maior interesse da pessoa inicialmente é indispensável.

Existem quatro habilidades iniciais dentro da comunicação de qualquer idioma: escrever, ler ouvir e falar.

Para quem já está no processo de como aprender inglês sozinho, priorizar o que se deseja aprender é indispensável, já que sem essa priorização seus estudos podem acabar sem foco e você pode não evoluir, se sentindo desestimulado e parando de estudar.

Nesse sentido, a estratégia para estudar e aprender é um pouco diferente dependendo do que você está procurando.

Se o seu foco é mais aprender a se comunicar oralmente e ser capaz de ouvir e entender o que está sendo dito, especialmente pelos nativos, uma alternativa interessante é fazer uma imersão parcial no idioma.

Como isso funciona?

Você emerge no idioma por meio de filmes, séries e vídeos do YouTube e vai aprendendo por meio de associação com o português. Música também pode ser amplamente utilizada nesse sentido, com as tradicionais traduções de letras, sendo uma das formas mais comuns de aprendizado de inglês autodidata.

Agora se você tem mais interesse em aprender a ler e escrever em inglês, a leitura de livros, revistas e sites em inglês, inicialmente acompanhadas com ajuda do Google Tradutor, você pode obter resultados bem interessantes e aprender de forma bem prática.

Quais os melhores cursos gratuitos de inglês?

Existem diversos cursos gratuitos de inglês online, com formas diferentes de te ajudar a como aprender inglês sozinho.

Vamos dar alguns exemplos para que você seja capaz de estudar de forma eficiente e diferenciada.

Duolingo

Uma plataforma bem completa e diferenciada, que permite que você estude inglês com diversos materiais de suporte e totalmente de graça.

Pode ser usado para mais idiomas e permite que você mantenha seus estudos em dia, mesmo sem tempo, porque suas aulas, lições e exercícios são rápidos e divertidos.

Certamente será de grande ajudar para responder sua dúvida de como aprender inglês sozinho e passo a passo.

Busuu

Outra plataforma de ensino gratuito de inglês, o Busuu segue o mesmo padrão do Duolingo, embora seja menos famoso no Brasil.

Uma das questões dele é que trabalha no esquema freemium (com ferramentas gratuitas e outras pagas, o que faz dele uma possibilidade interessante, mas não tão democrática).

Além disso, existem diversas outras plataformas no estilo freemium, como o Busuu.

Outro ponto interessante é a utilização de canais de youtube especializados em aulas e dicas de inglês, mas nada disso vai dar tanto resultado quanto se expor ao idioma o máximo possível.

Outra questão, que pode ser o diferencial que você vinha precisando, são os grupos de conversação gratuitos na internet. Esses grupos são formados, muitas vezes, por pessoas dos mais variados níveis, ajudando em seus estudos no idioma.

Com todos esses diferenciais e facilidades, sem dúvida nenhuma, você vai conseguir melhorar seu inglês de forma prática e interessante.

Se você tiver alguma dica adicional sobre como aumentar o nível do inglês de forma autodidata, vamos adorar ouvir!

Leia também

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.