Como fazer curso técnico de enfermagem gratuito

Está pensando em cursar um curso técnico de enfermagem gratuito? Então venha conhecer um pouco mais sobre esse curso e ainda ficar sabendo como fazer um curso técnico de enfermagem gratuito.

Curso técnico de enfermagem gratuito

Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro deve proteger, promover e recuperar a saúde, sempre pensando na prevenção de doenças. O enfermeiro tem seu foco no cuidado do paciente.

O profissional de Enfermagem é indispensável em todos os setores de um hospital, desde a UTI até a psiquiatria, sendo responsável por coletar os dados do paciente por meio de exames físicos e entrevistas para fazer o diagnóstico de Enfermagem e estabelecer a conduta a ser seguida. Saber trabalhar em equipe é um fator decisivo nessa profissão, já que o enfermeiro sempre irá trabalhar em conjunto com médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.

Porém, a Enfermagem não se limita aos trabalhos em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, em que o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade.

Além de poder atuar na área da saúde, você também pode optar por ser professor ou professora. E para isso você só precisará obter uma licenciatura, e a partir daí você poderá dar aula em cursos técnicos da área podendo ser em aulas teóricas ou práticas.

Segundo normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em Enfermagem tem duração média de quatro anos e deve ter um caráter mais generalista. O curso é voltado para as necessidades de atenção primária, que é o trabalho do enfermeiro em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde.

O início do curso é marcado por disciplinas básicas da área das Ciências Biológicas, como anatomia, microbiologia, citologia, histologia e parasitologia. Também há matérias de administração e fundamentos de psicologia e de sociologia. Gradativamente, o aluno conhece os procedimentos técnicos e, no segundo ano, começa a atender pacientes e a cuidar de enfermarias. O estágio é obrigatório, sempre supervisionado por enfermeiros e professores. No fim do curso é exigido um trabalho de conclusão.

Se você já possui uma graduação na área de Enfermagem, que tal fazer um curso técnico de enfermagem gratuito para se aperfeiçoar mais ainda na área? Você pode optar também por aprender uma parte específica e ter uma especialização mais ampla dessa parte do curso.

Como fazer curso técnico de enfermagem gratuito

SENAC

SENAC é considerado como uma das maiores referências quando o assunto é treinamento e preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, especialmente para atividades que são exercidas dentro do comércio. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial surgiu no ano de 1946, e hoje está presente em todo o território nacional.

Em vários casos algumas pessoas acabam não tendo a oportunidade de fazer um curso junto ao SENAC, e na maioria das vezes o motivo é referente a falta de dinheiro, ou até mesmo por medo de investir um determinado valor em um curso no qual tenha duvidas se vai gostar ou não. Todas as unidades do SENAC sempre estabelecem uma fixa anuais referentes a cursos que serão realizados dentro da instituição, entre esses cursos estão os de modalidade gratuita, sendo uma ótima chance para adquirir conhecimento técnico em uma entidade muito conhecida no mercado de trabalho e sem precisar pagar nada por isso.

A entidade conta com uma grande quantidade de programas e projetos, mas um dos mais procurados pelas pessoas é o Programa Senac de Gratuidade PSG, que oferece uma grande quantidade de cursos gratuitos, em todo o território nacional.

Apesar do SENAC ser um serviço que funciona a nível de território nacional, cada estado conta com uma representação do Senac, tendo autonomia para definir alguns assuntos, como a quantidade e os cursos que são oferecidos, e também as formas de inscrições.

Em meio aos vários cursos oferecidos pelo Senac, temos o curso de enfermagem. Ele está entre os cursos mais procurados desse ano. Ao entrar no site os alunos podem clicar na aba cursos, selecionar a modalidade desejada, e depois selecionar o estado ou o segmento para fazer uma busca completa.

As inscrições para cada curso oferecido pelo Senac são feitas diretamente na unidade onde o curso será ministrado. Através do próprio site do Senac é possível ter acesso as listas completas de documentos exigidos, que também varia de curso para curso, além do período de inscrições.

Outros

Além do Senac, você pode fazer um curso técnico de enfermagem gratuito através do SISUTEC ou do ETEC.

Como fazer curso técnico de enfermagem gratuito
3.3 (65%) 4 votes
One Comment

Deixe uma resposta