Cuidador de idosos: Curso Gratuito para aprender a cuidar de idosos com muito amor e carinho. Confira agora mesmo no artigo.

O que faz um cuidador de idosos?

O cuidador de idosos é a pessoa responsável por cuidar de uma pessoa idosa e normalmente trabalha para uma família que não tem tempo nem condições para se dedicar ao cuidado de um parente idoso.

Rotina que muitas vezes passa a noite no trabalho. Estas condições são baseadas no acordo feito com as contratadas.

O papel do cuidador do idoso é atender às necessidades básicas da pessoa que está sendo cuidada, como higiene, alimentação, sociedade e medicamentos.

Ajudar a tomar banho, trocar fraldas, trocar de roupa, ajudar na alimentação, ajudar na medicação, fazer companhia, entre outras coisas.

A carga horária de um cuidador de idosos é de 12 horas. Se seu familiar tem necessidade de cuidados em tempo integral (24 horas por dia), ou em um turno apenas (dia ou noite), opte pela jornada de trabalho de 12 horas para o cuidador.

Como atua um cuidador de idosos?

O cotidiano do cuidador geriátrico é baseado no apoio ao idoso em seu cotidiano como refeições, banhos, horários de distração e administração de medicamentos.

O trabalhador qualificado tem um salário médio em torno de R$ 1.000,00 para realizar essas atividades, mas também podem ser contratados por dia, com um valor díario em média de R$60,00. O mercado de trabalho está se expandindo atualmente com o envelhecimento da população.

Onde atua um cuidador de idosos?

O cuidador de idosos é normalmente contratado por uma família que precisa de um profissional que se dedique a cuidar de uma pessoa idosa. Ele também pode trabalhar em lares de idosos e asilos mantidos pelo Governo.

O profissional que escolhe essa profissão também pode atuar na previdência social para ajudar os idosos a enfrentar o preconceito e a velhice, assim como as pessoas que sofrem maus-tratos.

Cuidador de idosos: Quanto tempo dura o curso?

Em geral, os cursos reconhecidos pelo MEC contam com uma carga horária mínima de 160 horas e duram apenas alguns meses, mas isso vai depender muito da escola onde está fazendo o treinamento.

O importante é já se informar se a escola emite o certificado reconhecido pelo MEC.

Onde fazer curso gratuito de cuidador de idosos?

O curso gratuito Cuidadores de Idosos é uma parceria entre a Faculdade Unimed e a Central Nacional Unimed (CNU) e tem como objetivo ajudar você a lidar com aquele ente querido que necessita de cuidados especiais.

E o melhor: você não precisa ser especialista da área de saúde. Qualquer pessoa, maior de 18 anos, com ensino médio completo que tenha interesse nessa capacitação pode participar.

A formação é destinada às pessoas com idade superior a 18 anos, que tenham concluído o Ensino Médio.

Como fazer a inscrição no curso gratuito

As inscrições são feitas pelo site da Faculdade Unimed, acesse aqui e confira o passo a passo disponível logo no início da página do curso.

Tanto o curso quanto a inscrição para realizá-lo são gratuitos. A emissão do certificado também é gratuita.

O curso é totalmente a distância, com aulas gravadas e uma avaliação final. Esses materiais ficam disponíveis na plataforma da Faculdade Unimed e não há aulas ao vivo ou presenciais com professores.

Ou seja, o(a) aluno(a) é responsável por se organizar e estudar o conteúdo sozinho, fazer a avaliação e emitir seu certificado dentro do prazo de 120 dias corridos.

No total, o curso tem 81 horas de aulas. Após a inscrição, o(a) aluno(a) tem o prazo de 120 dias corridos para visualizar o conteúdo na plataforma da Faculdade Unimed, realizar a avaliação e emitir seu certificado.

Por que fazer um curso de cuidador de idosos?

A formação técnica é fundamental para ingressar na profissão de cuidador de idosos. Hoje, até mesmo parentes e amigos que antes atuavam sem formação técnica podem se especializar e cuidar dos idosos próximos.

Onde conseguir emprego como cuidador de idosos

Geralmente o cuidador de idosos trabalha em casas de repouso ou em casa particular. Você precisa chegar até as pessoas que precisam desse tipo de cuidado.

Isso pode ser feito através das redes sociais, informando aos outros que você faz esse tipo de serviço e que está disponível.

Leia também

Receber novos cursos gratuitos por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail, gratuitamente.

Junte-se a 81 outros assinantes

Participe da conversa

3 Comentários

  1. As aulas são on-line? Fiz um curso rápido já sou cuidadora..mas gostaria de me atualizar…

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.