Quer aprender sobre curso de finanças pessoais gratuito e não sabe por onde começar? Os cursos gratuitos do GF Cursos EAD estão disponíveis!
Para garantir sua vaga é super simples, você só precisará realizar sua matrícula online e pronto, as aulas estarão liberadas para você começar seus estudos.
Abaixo, confira todas as informações sobre a matrícula e demais detalhes sobre as aulas e o curso de finanças pessoais gratuito em si.
Curso de finanças pessoais gratuito
Finanças pessoais nada mais é do que o estudo e prática de aplicações que contribuem para a gestão dos gastos de uma pessoa ou até mesmo de um grupo familiar.
Esses gastos podem ser:
- Essenciais: como moradia, alimentação, transporte, saúde, educação etc.;
- Desejos pessoais: envolve gastos mais supérfluos, como por exemplo, uma roupa ou celular da moda, etc.;
- Investimentos ou pagamento de dívidas: categoria voltada para a conclusão de objetivos financeiros.
Assim, por meio do gerenciamento de gastos e estudo sobre educação financeira, fica mais fácil conquistar o equilíbrio nas finanças.
A disciplina de Finanças Pessoais tem como principal objetivo ajudar as famílias a fazer um uso adequado do seu dinheiro, permitindo a satisfação das necessidades da família de acordo com as suas prioridades.
A capacidade de analisar a melhor alocação do dinheiro no tempo é um dos principais instrumentos de sucesso de qualquer cidadão.
A maneira responsável e profissional em lidar com os recursos financeiros permite o equilíbrio no orçamento e o atingimento de metas: de curto, médio e longo-prazo.
A área de finanças pessoais trata da forma como um indivíduo ou uma família administra sua renda, independente do tipo de renda: salário, mesada, bônus, abono. Diariamente, decisões financeiras são tomadas e estas terão impacto na vida pessoal dos indivíduos.
O estudo das finanças pessoais envolve conceitos e técnicas fundamentais para a existência de uma gestão eficiente da renda de uma família.
A poupança pode produzir a segurança necessária para a vida do indivíduo, assim como os investimentos de uma pessoa podem ser mais precisos e planejados conforme as suas necessidades de curto e longo prazo, resultando em ganhos maiores para a vida financeira das pessoas.
Poupar, não necessariamente, exige o adiamento do consumo presente, visando ao consumo de algo maior no futuro, ou até a redução de consumo de produtos e serviços.
Dois objetivos motivam as pessoas a poupar: a possibilidade de consumir mais no futuro, e as adversidades causadas pelo envelhecimento e consequente queda na capacidade de gerar receitas suficientes para arcar com as despesas.
O grande desafio nesse tema é ensinar a cultura do hábito do controle financeiro. Muitos erram precisamente nesse ponto, pois temem analisar os seus gastos mensais.
O controle de gastos é algo muito difícil de se realizar, pois, é preciso identificar as questões de cunho emocional que também ofuscam a prática do consumo desordenado.
Em pequenas despesas é que as pessoas não se dão conta das despesas no fim do mês, mas valores pequenos alteram definitivamente o orçamento de uma família.
Curso de Finanças Pessoais
Nesse curso você irá ter conhecimento sobre as finanças pessoais e aprenderá a manusear e administrar seu orçamento da maneira correta.
Carga horária: 10 horas
Grade do curso:
- Aula 1: Finanças e orçamento pessoal
- Aula 2: Comportamento individual em relação ao uso do dinheiro
- Aula 3: Mensalidade financeira por classes sociais
- Aula 4: Ferramentas para diagnóstico de finanças pessoais
- Aula 5: Orçamento financeiro pessoal
- Aula 6: Matemática Financeira
- Aula 7: Estudando o orçamento pessoal
- Aula 8: Calculando sua necessidade de reservas financeiras
- Aula 9: Investindo suas reservas
- Aula 10: Material Complementar
→ Para se inscrever no curso gratuito, clique aqui!