Está pensando em fazer um curso técnico de farmácia gratuito? Então venha conhecer um pouco mais sobre esse curso e ainda ficar sabendo como fazer um curso técnico de farmácia gratuito.

Técnico de Farmácia

O técnico de Farmácia é uma formação de nível médio que tem o objetivo de capacitar profissionais para fornecer suporte farmacológico, a fim de colaborar com a saúde da população.

Ele pode atuar em empresas de medicamentos, redes de farmácias, drogarias, em hospitais e no serviço público. O curso tem duração média de 18 meses, com conteúdos teóricos e práticos.

A profissão de técnico de Farmácia não é regulamentada, mas existem iniciativas em alguns conselhos regionais de farmácia para garantir  o registro profissional nesses órgãos. No mercado de trabalho, esse profissional não encontra dificuldades para garantir uma vaga, que costuma exigir certificado de conclusão do curso correspondente.

Farmácia

Farmácia é um curso superior da área de saúde, oferecido no grau de Bacharelado e com duração média de 5 anos. Ele forma profissionais habilitados a atuar nos ramos de fármacos, cosméticos, controle e produção de alimentos, análises clínicas e toxicológicas. É oferecido na modalidade de ensino presencial e EAD.

Você é uma daquelas pessoas que se dão muito bem em matérias como Química, Física e Biologia? Se a resposta for sim, saiba que a graduação em Farmácia pode impulsionar seu tão sonhado sucesso profissional.

Isso porque essa é uma das carreiras pertencentes à área da saúde que reúne esses conhecimentos tão necessários à produção de medicamentos voltados ao tratamento e prevenção de doenças. Isso sem falar na fabricação de produtos utilizados para garantir bem-estar e qualidade de vida.

Por esse motivo, é um mercado altamente aquecido. Segundo reportagem no Guia da Farmácia, o Brasil figura entre os 6 melhores do mundo, com inúmeras possibilidades de atuação profissional.

Curso técnico de farmácia gratuito

O curso técnico de Farmácia, como o próprio nome diz, é uma formação profissionalizante de nível médio. Portanto, dá ao aluno noções básicas para exercer a profissão de técnico farmacêutico.

Em resumo, essa é uma forma de ensino simplificada. Seu objetivo é permitir que o estudante ingresse no mercado de trabalho mais rápido, visto que o curso tem uma duração média de 2 anos, existindo a possibilidade de EAD.

Grade Curricular do curso técnico de farmácia

A grade curricular do técnico em Farmácia depende da instituição que o oferece. Durante o curso, o aluno passa por disciplinas que exploram os conteúdos teóricos e práticos, que o qualificam a exercer as funções na área farmacêutica. Entre as disciplinas mais comuns nesse técnico estão:

•    Produção e Manipulação de Fármacos e Cosméticos
•    Comercialização, Estoques e Atendimento ao Cliente
•    Legislação Sanitária e Farmacêutica
•    Biossegurança
•    Anatomia e Fisiologia Humana
•    Farmacologia e Farmacotécnica
•    Microbiologia

Habilidades Técnico de farmácia

Algumas habilidades e competências são esperadas de um profissional formado em técnico em Farmácia, que permitem maior reconhecimento e respeito no mercado de trabalho. Dentre elas, podemos citar:

•    Multifuncionalidade
•    Atenção Farmacêutica
•    Conhecimento Contínuo
•    Capacidade de Gerenciamento
•    Facilidade de Comunicação

Carreira Técnico de farmácia

O campo de atuação para o técnico em farmácia é amplo e oferece boas oportunidades de emprego. Esse profissional pode atuar sob a supervisão de um farmacêutico, realizando atividades como manipular e realizar o controle de qualidade de medicamentos e cosméticos em farmácias de manipulação, auxiliar nos processos administrativos de empresas ligadas ao ramo farmacêutico e dispensar medicamentos em drogarias.

O mercado de trabalho para este profissional é amplo, com o salário médio de R$ 1.794,32

Esse profissional pode exercer suas atividades em:

•    Indústrias Farmacêuticas
•    Indústrias de Cosméticos
•    Distribuidoras de Medicamentos, Cosméticos, Matéria-Prima e Produtos Farmacêuticos
•    Farmácias Hospitalares e de Unidades Básicas de Saúde (UBS)
•    Drogarias e Farmácias Comerciais
•    Farmácias de Manipulação
•    Farmácias Homeopáticas

Como fazer curso técnico de farmácia gratuito

Conheça agora os principais cursos gratuitos de técnico de farmácia clicando no link abaixo. Preparamos uma página específica para te mostrar cada um deles e suas vantagens e desvantagens.

→ Técnico de Farmácia: Lista de cursos gratuitos

Leia também:

Receber novos cursos gratuitos por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail, gratuitamente.

Junte-se a 81 outros assinantes

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.