+8 mil vagas em cursos técnicos gratuitos no Espírito Santo

Nesse artigo você vai ficar sabendo tudo que precisa para conseguir uma das +8 mil vagas em cursos técnicos gratuitos no Espírito Santo. Os cursos técnicos gratuitos no Espírito Santo são oferecidos pela Sedu (Secretaria de Educação do ES).

O secretário da Educação Klinger Marcos Barbosa Alves anunciou, na tarde desta terça-feira (09), em coletiva de imprensa, a oferta de 8.529 vagas para o processo seletivo de cursos técnicos subsequentes. Serão oferecidos 34 diferentes cursos em 49 municípios do Espírito Santo. O edital será publicado nesta quarta-feira (10).

“Precisamos qualificar os estudantes de acordo com as demandas de todos os âmbitos do sistema produtivo do Estado. No próximo ano, estaremos ofertando o maior número de vagas em cursos técnicos subsequentes, visando oportunizar ferramentas de capacitação para jovens e adultos, valorizando o ensino e a educação”, destacou o secretário.

As oportunidades contemplam candidatos que tenham concluído o ensino médio regular ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), alunos da 3ª série do ensino médio regular, da EJA ou do ensino médio integrado, abrangendo unidades de ensino das redes pública e privada.

Como fazer a inscrição

O edital de abertura de vagas será publicado no Diário Oficial desta quarta (10) e as inscrições começam na próxima quinta (11) e vão até o dia 22 de dezembro no site da Sedu. No ato da inscrição, o candidato preenche seus últimos resultados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e deve comprovar esses dados no dia da matrícula. O resultado será divulgado no site da secretaria em 29 de dezembro e as matrículas serão realizadas entre os dias 02 e 13 de janeiro. As aulas começam em 03 de fevereiro, junto com o ano letivo nas escolas da rede estadual.

Os cursos técnicos gratuitos possuem carga horária que varia de 800 a 1.200 horas e abrangem todas as regiões do Estado. Dentre as oportunidades, três novos cursos foram anunciados. São eles:

  • Agente Comunitário de Saúde
  • Design de Interiores e
  • Nutrição e Dietética

Sete escolas da rede estadual ofertarão cursos técnicos subsequentes pela primeira vez. Dentre elas, a Escola Horácio Plinio, em Bom Jesus do Norte, e a Escola Armando Barbosa Quitiba, em Sooretama, que serão as primeiras unidades de ensino desses municípios a oferecerem cursos técnicos gratuitos.

 
Informações Adicionais:
3636-7870 / 7872

Rate this post

Deixe uma resposta