Como aprender japonês sozinho é um desafio interessante, que pode ser altamente recompensador para aqueles fascinados pela cultura desse país.
Além da barreira linguística, é necessário romper também a barreira iconográfica (O japonês tem formas de escrita próprias, que são parte do desafio de aprender o idioma), o que pode ser bem difícil e desestimular o estudo de quem estuda por conta própria.
Para que você não perca o interesse em aprender essa incrível língua que é japonês sozinho, vamos mostrar as possibilidades incríveis que a internet oferece, além de mostrar dicas fundamentais de como começar a estudar.
Lembrando que nosso foco principal é oferecer as possibilidades online, ainda dando preferência para todo qualquer conteúdo 100% gratuito disponível.
Aproveite para se destacar em definitivo com esse conhecimento, já que além da possibilidade de curtir essa cultura sem precisar de tradução, ela pode abrir possibilidades e trabalho e permitir
Como aprender japonês passo a passo?
Da mesma forma que qualquer outro idioma, aprender japonês por conta própria online passa, especialmente, pelas formas de aprendizado para as 4 horas principais habilidades com o idioma, que são: ler, escrever, ouvir e falar.
Nesse caso, é especialmente importante que a pessoa defina, de forma definitiva, o que ela deseja aprender primeiro.
Isso porque, no japonês, diferentemente dos idiomas ocidentais, é necessário também aprender novos alfabetos e ainda ter de lidar com o desafio dos ideogramas, que tem um aprendizado bem diferente do que estamos acostumados.
Isso significa que, ao aprender kanjis, a pessoa não está apenas aprendendo uma nova forma de escrever, também está lidando com uma forma de escrita que é ideográfica, ou seja, cada caractere significa uma ideia, o que é bem diferente do fonográfico, que é cada caractere significar um som.
Isto é importantíssimo para se ter em consideração no processo de aprendizado do japonês, tanto que, mesmo no Japão, os kanjis são a parte final da alfabetização. Ou seja, não se sinta pressionado em aprender kanjis rapidamente
Além disso, ainda existem outras complexidades no aprendizado do japonês, como a dúvida sobre qual vocábulo utilizar dependendo da situação e da idade do interlocutor, já que existem diversos tipos de pronomes de tratamento que só podem ser utilizadas com determinadas pessoas e situações.
Junte a isso o fato de que existe o japonês coloquial, uma linguagem mais tradicional e ainda existe o keigo, que é uma linguagem com construção de frase diferente, geralmente usada apenas em situações de extrema seriedade, como tribunais e outras questões governamentais.
Onde consigo material para aprendizado de japonês?
Como aprender japonês sozinho passa por ter um bom material de aprendizado, e uma das maiores vantagens de ter a segunda maior concentração de japoneses e descendentes no mundo (sim, o Brasil só tem menos japoneses e descendentes do que o próprio Japão) é que a cultura japonesa está tão bem preservada no Brasil que, algumas vezes, japoneses vêm para cá estudá-la.
Isso porque os descendentes mantiveram a cultura de seus antepassados melhor preservada aqui do que no seu país de origem.
Nesse sentido, existem diversas associações culturais de descendentes de japoneses que oferecem cursos de japonês. A maioria deles é pago, mas existem algumas informações e alguns exercícios que você pode conseguir de graça nesse site. https://www.aulasdejapones.com.br/ que possui um livro grátis de japonês para quem quer começar a estudar o idioma, por exemplo.
Existem diversos cursos em canais de YouTube ensinando japonês, como esses:
https://www.youtube.com/channel/UCfmoiQTPLnd2Xq45_swl1nw
https://www.youtube.com/user/aulasjapones
https://www.youtube.com/channel/UCN6bKAtlxJnZLKfHBrO9wQQ/featured
https://www.youtube.com/user/VideoAulasdeJapones/featured
Quando falamos em cursos pagos, existem diversos enfoques nos cursos, sendo que o japonês para imigração de trabalho e os cursos com enfoque em cultura de massa japonesa (animes e mangás especialmente) são os mais comuns.
Esperamos sinceramente que com essas dicas fique mais fácil estudar japonês!