Como tirar nota 1000 na redação do Enem?

Como tirar nota 1000 na redação do Enem? Se você está procurando por essa informação, fique tranquilo, está no lugar certo. Aqui você vai encontrar a informação que realmente vai te ajudar a tirar nota 1000 no Enem.

Pesquisar na internet pelo termo como tirar nota 1000 na redação do Enem é complicado, sabe por quê? Existem, nesse momento, +114 mil resultados para essa pesquisa. São dicas das mais variadas, algumas bem inusitadas e que, acredito eu, pouco acrescentam, como por exemplo, comer somente frutas e beber somente água antes de ir fazer a redação do Enem.

Não consigo ver relação com tirar nota máxima na redação e comer apenas frutas e beber apenas água.

Então, se você está navegando nesse mar de informações, certamente sua cabeça já está começando a latejar… Esse é um dos problemas em buscar informação na internet, gratuitamente. Você encontra muita informação, mas realmente qual dessas informações vai realmente te ajudar e qual está ali apenas para tirar seu foco no objetivo traçado?

Qual seu objetivo mesmo? Tirar nota máxima na redação do Enem ou de qualquer outro concurso que esteja se preparando para fazer. Mantenha então o foco no objetivo. Esse é um passo importante.

O que não funciona na redação do Enem

Vamos começar pelo que você nunca deve fazer numa redação. Isso já vai te ajudar a não perder pontos. Seu objetivo é tirar nota 1000 (máxima), então não perder pontos é muito importante.

1- Não generalize

“Ninguém respeita sinal de trânsito”, “Todos os policiais são corruptos”. Isso é generalizar, pois existem pessoas que respeitam os sinais de trânsito e a grande maioria dos policiais fazem seu trabalho honestamente.

2- Não dê conselhos ao leitor da redação

“A preservação do meio ambiente pode começar com você. Faça sua parte!” Não converse com o leitor, não dê conselhos e, muito menos, dite regras para quem está lendo ou corrigindo sua redação Enem.

3- Fuja dos ditados populares

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. “Não adianta chorar o leite derramado”. Entende como eles empobrecem seu texto e passam a impressão de que você não é criativo e original? E isso conta ponto.

4- Fuja das gírias e palavras vulgares

“Tipo assim”, “tá ligado”, “né”, “mano”, “é nóis”. Fuja mesmo! Use a linguagem simples, mas dentro do padrão da norma culta da Língua Portuguesa.

Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta.

O que funciona na redação do Enem

Agora que você já sabe o que não deve fazer, para não perder pontos, chegou o momento de algumas dicas que vão te ajudar, DE VERDADE, como tirar nota 1000 na redação do Enem. Vamos lá!

1- Tema da redação

Analise o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova.

Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho.

Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova.

Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação.

2- Escolha sua tese

Defina o projeto e escolha sua tese.

Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese.

Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho.

Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.

3- Faça primeiro um rascunho

Faça a primeira versão do texto, como um rascunho, e se preocupe com o conteúdo e não com a gramática (na versão final você se preocupa com ela).

Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas entre si.

Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa
Introdução Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.
Desenvolvimento Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.
Conclusão Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve apresentar uma proposta de intervenção social. Para ser eficiente no conjunto, essa proposta deve surgir a partir dos pontos já levantados na argumentação.

4- Revise seu texto

Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação.

Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra palavra ou expressão.

Preste atenção para alguma frase sem sentido ou perdida no texto e avalie se há coerência entre as ideias.

5- Ufa, agora passe a limpo o texto

Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho.

Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.

Como tirar nota 1000 na redação do Enem?

Como tirar nota 1000 na redação do Enem? Evitando os erros que podem tirar pontos e usando as dicas para ganhar pontos, suas chances aumentam muito, mas…

A maioria erra aqui, pois acha que apenas pegar dicas na internet e se preparar, de qualquer maneira, vai dar o resultado máximo na redação. Se fosse assim, ninguém estaria procurando informação de como tirar nota 1000 na redação do Enem.

Você precisa entender que estudar sozinho não é a saída, muito pelo contrário. As chances de você perder o foco e sair do rumo é muito grande. Você precisa aumentar suas chances de tirar nota 1000 na redação e não diminuir.

O que recomendo é que procure um método, com acompanhamento e o siga até o final. Essa é a grande diferença entre quem tira nota máxima no Enem e quem tira uma nota abaixo da média.

Para te ajudar, pesquisamos muito na internet e encontramos um método que VAI TE AJUDAR a tirar nota 1000 na redação do Enem.

→ Quero conhecer esse método agora!

No link acima eles também passam várias dicas, complementares as que já passamos aqui no artigo, então vale a pena acessar e fazer a leitura também.

Qualquer dica a mais sobre como tirar nota 1000 na redação do Enem que quiser compartilhar conosco, basta colocar nos comentários.

Boa redação!

Como tirar nota 1000 na redação do Enem?
4.5 (90%) 6 votes

3 thoughts on “Como tirar nota 1000 na redação do Enem?”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.