Nestes tempos tão difíceis, é importante aproveitar todas as oportunidades possíveis, especialmente as gratuitas. Por isso mesmo, oportunidades interessantes como os cursos gratuitos oferecidos pelo governo precisam ser divulgadas, e é exatamente isso que estamos fazendo aqui.

Nesse post apresentaremos todas as informações que você precisa conhecer para começar a fazer os cursos gratuitos oferecidos pelo governo, quais são os cursos disponíveis e como um desses cursos pode te ajudar a mudar a sua vida profissional.

Quais são os tipos de cursos gratuitos oferecidos pelo governo? Como eles funcionam?

Uma das maiores vantagens desses cursos gratuitos oferecidos pelo governo é que eles são, ao mesmo tempo, uma forma do governo economizar e uma chance para pessoas de todo o Brasil de fazer cursos profissionalizantes online.

O programa, chamado Novos Caminhos, faz a oferta de vagas remanescentes em cursos EAD técnicos profissionalizantes em institutos federais, especialmente no nordeste e Centro Oeste, para pessoas de todo o Brasil. Dessa forma mais pessoas têm acesso à esses cursos e a estrutura criada para esses cursos é usada em toda a sua extensão.

Como são vagas remanescentes, geralmente é difícil confirmar quais são, exatamente, as vagas de cursos técnicos que serão oferecidas, mas esses não são os únicos cursos gratuitos oferecidos pelo governo por meio desse programa.

Você também terá acesso por meio desse programa a cursos livres gratuito, oferecidos por esses e outros institutos federais. Por serem cursos livres profissionalizantes, esses cursos gratuitos não precisam de tanta burocracia e podem ser começados praticamente à qualquer momento!

Se você se interessou por esses cursos gratuitos oferecidos pelo governo, continue lendo, porque apresentaremos a forma adequada de aproveitar essas vagas e conseguir se curso.

Como se inscrever nestes cursos?

O procedimento para inscrição nestes cursos é simples, mas precisa ser seguido para melhor compreensão do processo:

  1. Entre no site do programa novos caminhos
  2. Dentro do site, procure pelas vagas que podem ser oferecidas que forem do sue interesse.
  3. Depois de escolher o curso do seu interesse, veja quais são as instituições que estão oferecendo o curso em questão
  4. Finalmente, o site vai te mostrar aonde você precisará ir para fazer a sua inscrição, lembrando que o curso técnico, ensino médio continuado com técnico ou ainda curso livre têm cada um deles, suas características específicas.

Que tipo de curso escolher?

É de suma importância entender que os cursos livres são mais interessantes para quem precisa de algo ágil e de aplicação mais imediata, mas se você tem o tempo e quer investi-lo em algo mais detalhado, o curso técnico é uma excelente opção.

Se você, por qualquer motivo que seja, não conseguiu concluir o ensino médio na época adequada, esse é o momento perfeito para fazê-lo, já que você terá muito mais vagas à sua disposição com o ensino médio completo!

Se você tiver qualquer dúvida em relação a esses cursos, comente abaixo! Teremos grande prazer em ajudar! Continue conosco para mais informações!

Leia também

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.