Como fazer um curso superior gratuito

Num mercado cada vez mais competitivo, não há quem duvide da importância do diploma como pré-requisito para conquistar mais estabilidade na profissão, além de melhores faixas salariais. Um diploma significa mais autoestima, oportunidades de trabalho e inscrições em concursos públicos. É um mundo que se abre para quem consegue se formar. Quer entender como fazer um curso superior gratuito? Então venha entender mais sobre o assunto.

O que é uma graduação

Graduação é um sistema acadêmico oferecido pelas universidades públicas e particulares onde o estudante tem a oportunidade de obter seu primeiro certificado de formação superior. Dentro desse sistema de graduação são oferecidos diversos cursos como: direito, agronomia, engenharia, jornalismo, pedagogia, enfermagem, medicina, zootecnia e entre outros.

Para ingressar em um curso de graduação o aluno precisa ter concluído o ensino médio e ter em mãos toda documentação necessária para a realização da matrícula, principalmente o certificado de conclusão de ensino médio (modelo 19).

Houve uma época em que os cursos de graduação eram feitos somente de forma presencial, onde os alunos se reuniam em classe juntamente com seus professores para discutirem as matérias abordadas. Com o avanço da tecnologia, hoje é possível que o estudante faça o curso de graduação de sua própria casa e com o horário de sua preferência, que é o Ensino a Distância (EaD).

Outro fator importante para que o aluno ingresse em um curso de graduação é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que tem como objetivo financiar a graduação no ensino superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas, ou seja, o aluno que antes não tinha condições de pagar uma faculdade poderá financiar o curso de sua preferência, e depois de formado paga o curso.

Após concluir o curso de graduação, o estudante recebe o seu certificado de ensino superior, o que prova que a pessoa está apta para realizar suas funções no mercado de trabalho. Caso o aluno queira fazer uma pós-graduação, é importante apresentar na instituição escolhida, o seu certificado de conclusão de ensino superior.

Os certificados de graduação dos cursos EaD também são reconhecidos pelo Ministério da Educação, mas vale lembrar que é preciso escolher a instituição correta, que ofereça os certificados. A certificação deve ser aceita em qualquer empresa que o formado prestar serviços ou em qualquer universidade em caso de pós-graduação.

Diploma

Lembre-se que o diploma não é a mesma coisa que o certificado. Então, um certificado na área de enfermagem, por exemplo, não te torna um enfermeiro ou enfermeira, ele apenas certifica de que você compareceu a um curso sobre o assunto. Já o diploma, ele te habilita a exercer aquela profissão.

Tipos de graduação

Existem diversos tipos de graduação. Você pode cursar seu curso a distância, presencial ou até um que possua os dois.

A distância

As universidades que oferecem cursos superiores a distância tem ajudado bastante, pois muitas pessoas não têm tempo para frequentar uma sala de aula todos os dias da semana e por isso a educação a distância é uma alternativa bastante viável para esses casos.

Presencial

Os cursos de graduação presenciais são aqueles em que você vai todos os dias para a universidade estudar, além dos estudos em casa. Geralmente é a opção preferida pelos jovens e por aqueles que tem condições de sair de sua cidade para estudar fora.

Curso superior gratuito

O Ministério da Educação criou em 2005 um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil. Ele consiste em uma colaboração do Governo Federal com instituições superiores de ensino público, levando a capacitação técnica de se graduar através do ensino à distância via internet. Apesar de o programa priorizar a capacitação de docentes oferecendo cursos de licenciatura, são disponibilizados também vários cursos superiores via internet em diversas áreas distintas.

Curso superior gratuito a distância

Se fazer um curso superior à distância é uma boa alternativa, melhor ainda se a faculdade for pública e portanto o curso além de ser a distância será gratuito também. Para encontrar essas alternativas o melhor caminho é fazer uma consulta no catálogo do Ministério da Educação onde você poderá filtrar todas as universidades e faculdades públicas que oferecem o curso superior que você deseja na modalidade à distância. Com isso você está filtrando cursos EAD gratuitos ao mesmo tempo. Entre no site http://emec.mec.gov.br.

Espero que esse artigo sobre curso superior gratuito tenha sido útil.

Como fazer um curso superior gratuito
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta