Pular para o conteúdo

Curso de História Gratuito

Quer aprender sobre Curso de História e não sabe por onde começar? Os cursos gratuitos do GF Cursos EAD estão disponíveis!

Para garantir sua vaga é super simples, você só precisará realizar sua matrícula online e pronto, as aulas estarão liberadas para você começar seus estudos.

Abaixo, confira todas as informações sobre a matrícula e demais detalhes sobre as aulas e o curso de história em si.

Curso de História

História é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado. O termo “História” também pode significar toda a informação do passado arquivada em todas as línguas por todo o mundo, por intermédio de registos históricos.

A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto; em grego antigo, o termo “História” é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e uso de diversas fontes diferentes.

O estudo histórico começa quando o ser humano encontra os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-história e História.

Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos.

Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente).

Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-história. As sociedades sem escrita, mas sobre as quais há registos escritos por povos que já conheciam a escrita e que coexistiam com elas, são descritas pela Proto-história (é o caso, por exemplo, dos povos celtas da cultura de La Tène).

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de admissão à educação superior realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Foi criada em 1998 inicialmente para avaliar a qualidade do ensino médio no país.

Seu resultado só iria servir para o acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras em 2004, após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a lei do Programa Universidade para Todos (ProUni) e, em janeiro de 2010, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) durante o governo do ex-presidente Lula, para os candidatos se inscreverem em instituições de Ensino Superior públicas.

Em 2014, o Enem era o maior exame vestibular do Brasil, em número de inscritos, cerca de oito milhões, e o segundo maior do mundo, atrás somente do Gāo Kǎo, o exame de admissão do ensino superior da República Popular da China.

O exame também é equivalente ao Baccalauréat da França, ao Abitur da Alemanha, ao A Levels do Reino Unido (exceto Escócia), ao Highers da Escócia, ao Selectividad da Espanha, ao Daigaku Nyūshi Center Shiken do Japão, ao Suneung da Coreia do Sul e ao SAT e ACT dos Estados Unidos.

Curso de História Gratuito

Curso de História com conteúdo objetivo e ênfase nas matérias que caem na prova do Enem.

Carga horária: 10 horas

Grade do curso:

  • Aula 1: Brasil Colônia – Governos Gerais
  • Aula 2: Brasil Colônia
  • Aula 3: União Ibérica
  • Aula 4: Brasil Colônia – Economia
  • Aula 5: Corte Portuguesa no Brasil
  • Aula 6: Primeiro Reinado
  • Aula 7: Período Regencial
  • Aula 8: Segundo Reinado
  • Aula 9: Primeira República
  • Aula 10: Era Vargas
  • Aula 11: República Populista
  • Aula 12: JK, Jânio Quadros e Jango

→ Para se inscrever no curso gratuito, clique aqui!

Leia Também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.