Está pensando em fazer uma pós-graduação em educação? Então venha conhecer um pouco mais sobre esse curso e ainda ficar sabendo como fazer uma pós-graduação em educação.

Pós-Graduação em Educação

A área da educação vai muito além das clássicas graduações em Pedagogia ou Letras. Mesmo dentro desses dois setores é possível expandir o rumo de atuação para trabalhar com educação dentro ou fora de sala de aula, como em projetos de gestão e coordenação pedagógica, tanto em instituições públicas quanto privadas.

Além disso, graduações importantíssimas como o curso de História também abrem amplas possibilidades de mercado, seja no bacharelado, seja na licenciatura.

O curso de Complementação Pedagógica é recomendado para profissionais que já são diplomados em alguma área de conhecimento e desejam ampliar o segmento de atuação para exercer a docência, tanto na educação infantil, quanto no ensino médio e profissional.

Amparada pelo Ministério da Educação (MEC), a Complementação Pedagógica permite ao profissional já graduado obter um diploma de licenciatura em apenas um ano, encurtando o caminho para a docência.

A grade curricular contempla disciplinas como Orientação Educacional e Orientação Pedagógica, Educação e Diversidade Cultural, Gestão Educacional e Teoria e Prática de Alfabetização.

É importante ressaltar que, embora a carga horária seja reduzida, trata-se de uma formação aprofundada na área pedagógica e que se difere de uma pós-graduação voltada para um conhecimento mais específico.

As principais áreas que a Complementação Pedagógica abrange são: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, História, Geografia, Química e Física.

Pós-Graduação em Educação: Integração de Saberes

Os programas de pós-graduação em Gestão Educacional são voltados para professores, pedagogos e profissionais da área da educação que desejam se especializar nas funções de coordenação, direção, supervisão, e orientação pedagógica em escolas públicas e privadas.

Grade Curricular da pós-graduação em educação

A grade curricular da pós-graduação em educação pode variar de acordo com a instituição de ensino, é baseada nas exigências do mercado de trabalho e aplica teorias e práticas para que o aluno adquira maiores conhecimentos.

Habilidades Pós-Graduação em Educação

O profissional deve saber lidar com os alunos e os pais de forma tranquila e eficiente, organização é essencial nessa área e também possuir amor pelo o que se faz.

Carreira Pós-Graduação em Educação

Ao se formar é possível trabalhar em empresas, escolas, hospitais, com educação especial, academia e pesquisa científica e muito mais.

Como se candidatar para o processo seletivo da pós-graduação em educação

As inscrições serão realizadas por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, através do link informado no cronograma deste edital.

Por razões técnicas da ferramenta adotada para realização das inscrições pelo Campus, o(a) candidato(a) deverá possuir uma conta Google (Gmail ou outras baseadas na plataforma Google), para realizar preenchimento dos dados de inscrição e envio de documentos através do formulário eletrônico de inscrição.

Como forma de comprovação de realização da inscrição, o(a) candidato(a) receberá automaticamente uma cópia da inscrição no e-mail cadastrado no formulário.

O Campus Canoas do IFRS oferta 30 (trinta) vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato
Sensu Especialização em Educação: Integração de Saberes, do Campus Canoas do IFRS.

O curso será oferecido na modalidade presencial no Campus Canoas do IFRS, nas terças e
nas quintas-feiras, das 19h às 22h30min, em consonância com o calendário letivo da
instituição.

Cronograma da especialização gratuita em Educação: Integração de Saberes

  • Publicação do edital 11/11/2021
  • Período de inscrições da especialização em Educação: Integração de Saberes – via formulário eletrônico: https://forms.gle/Ae1GgZyvYreyxgJt6 11/11 a 05/12/2021
  • Divulgação das inscrições homologadas 10/12/2021
  • Recurso em relação à homologação das inscrições (Anexo III) 13/12/2021 a 14/12/2021
  • Resultado final das inscrições homologadas 15/12/2021
  • Resultado preliminar da classificação dos(as) candidatos(as) na Etapa 1 19/12/2021
  • Recurso em relação ao resultado da classificação na Etapa 1 (Anexo III) 20/12/2021
  • Resultado final da classificação dos(as) candidatos(as) na Etapa 1 22/12/2021
  • Sorteio público (em caso de empate) 23/12/2021
  • Período de envio da Carta de Intenção – Etapa 2 – via formulário eletrônico: https://forms.gle/y4Xh7zYNAhvAqkUQ7 24/12/2021 a 10/01/2022
  • Resultado final preliminar dos(as) candidatos(as) selecionados(as) 24/01/2022
  • Sorteio público (em caso de empate) 25/01/2022
  • Resultado final dos(as) candidatos(as) selecionados(as) 26/01/2022
  • Publicação da chamada aos(às) candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) (pretos(as)/pardos(as)) aprovados(as) com a respectiva data e horário para o Procedimento de Heteroidentificação 26/01/2022
  • Envio da documentação de candidatos autodeclarados(as) negros(as) (pretos(as)/ pardos(as)) e indígenas conforme previsto no edital – formulário a ser informado posteriormente 26/01 a 28/01/2022
  • Período de realização da Heteroidentificação para TODOS(AS) os(as) candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) (pretos(as)/ pardos(as)) aprovados(as) no processo seletivo 01/02 a 04/02/2022
  • Resultado preliminar do Procedimento de Heteroidentificação 04/02/2022 (a partir das 18h)
  • Recursos para Comissão de Heteroidentificação – via formulário a ser indicado posteriormente 05/02 a 07/02/2022
  • Resultado final do Procedimento de Heteroidentificação 09/02/2022 (a partir das 10h)
  • Período de matrículas 1ª chamada – 12 a 14 de fevereiro de 2022
  • 2ª chamada – 19 a 21 de fevereiro de 2022
  • Início das aulas Previsto para março/2022

Leia também:

Receber novos cursos gratuitos por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail, gratuitamente.

Junte-se a 289 outros assinantes

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.