O Senac lançou neste mês uma plataforma online para empresas de todo o Brasil, que dará acesso a cursos gratuitos de capacitação e qualificação para profissionais de empresas.

O que é o Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (senac) é uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade.

Foi criado em 10 de janeiro de 1946 através do decreto-lei 8.621. É uma entidade privada com fins públicos que recebe contribuição compulsória das empresas do comércio e de atividades assemelhadas. A nível nacional é administrado pela Confederação Nacional do Comércio.

Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminação de conhecimentos em Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Ao longo de 70 anos de atividades, com presença em todos os estados do Brasil, o Senac preparou mais de 40 milhões de pessoas para o setor de Comércio e Serviços, contribuindo para a valorização do trabalhador por meio de sua capacitação profissional em doze áreas de formação incluindo cursos de idiomas.

Através de diferentes modalidades de ensino, dentre as quais destaca-se o programa Senac Móvel, a instituição se faz presente em mais de 1.850 municípios, capacitando para o mercado do trabalho cerca de 1,7 milhões de brasileiros a cada ano.

A instituição atua também no ensino superior desde 1989. O Senac mantém o Centro Universitário Senac, que oferece cursos de graduação (bacharelados e de tecnologia) e de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional e acadêmico).

No interior de São Paulo, os dois campi do Senac ficam junto aos hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão — nestes casos atendendo à área de turismo, hotelaria e gastronomia.

Na capital paulista, o Senac abriga cursos superiores de todos os segmentos com a mais moderna infraestrutura educacional, incluindo biblioteca com noventa mil itens, centro de gastronomia, centenas de salas de aula, dezenas de laboratórios, centro poliesportivo, centro de convenções e outros ambientes.

Senac lança plataforma online de cursos gratuitos

Sob o slogan “Cursos Senac Empresas: seu profissional cresce, sua empresa vai junto”, a ferramenta Senac Empresas pretende conectar empresas, pessoas e interesses do mundo corporativo para melhorar o desempenho dos empreendimentos.

A iniciativa qualifica profissionais de empresas para melhorar o ambiente corporativo. Trabalhadores mais capacitados produzem melhor e elevam a qualidade empresarial.

“As atuais transformações do mundo do trabalho vêm exigindo das empresas e dos trabalhadores mais atenção com a produtividade e competitividade de seus negócios”, disse num comunicado o diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, Sidney Cunha.

De acordo com Cunha, “a educação profissional mostra-se, portanto, como um aliado do crescimento empresarial”. Por isso, segundo ele, o Senac agora traz uma solução para os “relacionamentos empresariais”.

O Senac preparou um portfólio especial de cursos sintonizados com as novas demandas do mercado nos seguintes segmentos: Gastronomia, Tecnologia da Informação e Comércio.

Os cursos gratuitos de formação inicial e continuada poderão ser feitos presencialmente ou à distância. A carga horária varia de 15 a 144 horas.

Esses cursos gratuitos são voltados a trabalhadores das empresas parceiras com renda familiar por pessoa inferior a 2 salários mínimos (R$ 2.200, no total), na condição de alunos ou egressos da educação básica.

Saiba como se inscrever

Para participar do Senac Empresas, basta seguir o passo a passo abaixo:

Primeiro, a empresa interessada deve se cadastrar na plataforma Senac Empresas, selecionando os cursos do interesse de seu negócio e indicando o trabalhador para essa oferta gratuita.

Em seguida, a pessoa responsável da empresa e o trabalhador poderão acompanhar, dentro da plataforma, todo o processo do cadastramento, que vai da inscrição à efetivação da matrícula.

A empresa ainda pode, se quiser, manifestar interesse por outras ofertas que não estejam disponíveis na plataforma, como informações sobre cursos sob medida ou sobre assessoria/consultoria empresarial.

A plataforma Senac Empresas pode ser acessada por computadores, tablets e celulares.

O ambiente virtual respeita diferentes protocolos de segurança da informação, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

A empresa interessada em ser parceira também pode acessar o site do Senac Empresas.

Leia também:

Receber novos cursos gratuitos por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail, gratuitamente.

Junte-se a 185 outros assinantes

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.